sexta-feira, 1 de junho de 2012

BANCO INCO



O BANCO INCO tem seu tempo, de 1934 à 1968, uma poderosa e influente organização financeira particular.Uma nova fase de desenvolvimento para os bancos ocorreu depois de 1930, favorecendo aos bancos particulares que vinham do passado, e aos que haveriam de vir.
Destacou-se nesta fase o Banco Indústria e Comércio de SC (INCO), fundado em 1934 por um grupo do Vale do Itajaí. Na oportunidade havia no Estado apenas 9 agências de bancos, das quais sete pertenciam ao Banco Nacional do Comércio, duas ao Banco do Brasil (estas em Florianópolis e Joinvile), além do Banco Sul do Brasil (de Blumenau).
Portanto, depois de 1930, cresceu a rede bancária de Santa Catarina, especialmente o Banco INCO.
Como idéia, surgiu com Irineu Borhausen (de Itajaí) e Otto Renaux (de Brusque), quando eventualmente no interior distante do Vale do Itajaí, em Rio do Sul, encontraram dificuldade para descontar um cheque equivalene a dez mil cruzeiros.Outros nomes se juntaram à idéia da fundação de um banco: Bonifácio Schmidt, Victor Konder, Antônio Ramos, Augusto Voigt, etc., os quais tiveram em Genésio Lins o principal organizador.Criava-se o Banco Indústria e Comércio com a Assembéia Geral de 23 de fevereiro de 1935, tendo como capital inicial 1.200,oo Cruzeiros. Conseguia a Carta Patente em 8 de outubro do mesmo ano, sob n. 1283. Fez-se a instalação em 18 de outubro, também de 1935, nos altos do escritório Almeida e Voigt, em Itajaí.
O Banco INCO encampava em 1936 o Banco Agrícola de Bela Aliança (referenciado pelo então nome de Rio do Sul), quando ocorria o aumento de capital para 6.000.000,oo cruzeiros.
Também foi adquirido pelo Banco INCO em 1-o. de março de 1957, na cidade São Paulo, o Banco Nacional (antigo Banco Ítalo-Brasileiro, de já 32 anos de existência., incluíndo 40 agências e respectivas cartas patentes e uma autorização governamental para operar com câmbio em todo o país. A compra de prédios, inclusive o da sede de 7 andares, à Rua São Bento, n. 341. Assim completava no Brasil 103 dependências, entre matriz e agências. Multiplicaram-se rapidamente as agências do INCO de maneira a ordenar e desenvolver o crédito em todo o Estado.Aconteceu logo também a expansão para outras praças do país. Em 1943 instalava sua agência em Curitiba. Já em 1944 outra na então Capital Federal, Rio de Janeiro.
Não obstante, a maior empresa creditícia particular dos empresários catarinenses não sentiu ânimo para prosseguir, e foi o INCO, em 1968, adquirido pelo Banco Brasileiro de Descontos (BRADESCO), com sede em São Paulo.No clima que pôs fim ao Banco INCO operavam também circunstâncias como o de haver passado o tempo de vida dos fundadores e ainda a tendência para a concentração dos bancos em conglomerados maiores.
Prosseguiu o BRADESCO linearmente as atividades da instituição anterior em todo o Estado de Santa Catarina, embora passando o centro de decisões a nível nacional para outro Estado. Entretanto, a sede regional passou de Itajaí para a Agência de Florianópolis, Praça Quinze de Novembro.Os 33 anos de Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina foram de notória significação para a economia do Estado. Sua influência política também foi clara.

Autor: Prof. Evaldo Pauli.

Nenhum comentário: