sexta-feira, 1 de junho de 2012

GRUPO ESCOLAR LAURO MULLER


Grupo Escolar Lauro Müller
Localizado em plena praça Primeiro de Maio, na Vila Operária, foi inaugurado com grande pompa às 16h do dia 12 de outubro de 1928, com a presença das mais altas autoridades judiciárias, legislativas e executivas do Município e Estado, pelo Dr, Adolpho Konder, naquela oportunidade presidente do Estado (governador).
Foi construído no ponto central da então Vila Operária Pereira Oliveira pela Empresa Sociedade Construtora Catarinense, presidida pelo Sr. José Eugênio Müller, para nele funcionar uma Escola Estadual que na inauguração recebeu o nome de Escola Estadual Lauro Müller, em homenagem a este vulto imortal de nossa história, a direção da escola foi entregue a complementarista Zoe Mello.
Funcionou com o nome Escola Estadual Lauro Müller até 6 de fevereiro de 1934, quando por decreto foi elevado a Grupo Escolar Lauro Müller. No final dos anos 30 e 40 e início dos anos 50, o prédio abrigou o destacamento militar, tiro de guerra e Batalhão Guarda Costa, em razão da II Guerra Mundial, deixando de servir aos fins para os quais fora projetado. Com a retirada do Grupamento Militar, voltou novamente a servir ao ensino no final dos anos 50 e 60, atuando em seu interior duas salas de aula em regime de três turnos, funcionando integradas ao Grupo Escolar Floriano Peixoto, localizado nas proximidades deste e inaugurado em 1942.

(Extraído do texto escrito por Paulo Sezerino- Livro: Itajaí: imagens e memória, 1995)

Nenhum comentário: