
Antiga sede do Clube de Atiradores-Fonte: FGML

Atual sede do Clube de Caça e Tiro Vasconcelos Drumond, em Itajaí - SC
Schützenverein Itajahy
SOCIEDADE DOS ATIRADORES DE ITAJAÍ
O Clube de Atiradores de Itajaí, foi fundado em 28 de abril de 1895, por um grupo de cidadãos de origem germânica radicados em Itajaí, e pertencentes a muitas das mais ilustres e tradicionais famílias locais. Foram sócios fundadores: Pedro Bauer, Guilherme Müller, Gabriel Heil, Júlio Gern, Mathias Bauer, Alfredo Eicke, Julio Willerding, Otto Moldenhauer, Julio Galle, Emílio Palumbo, Joaquim Espíndola e João Rodrigues Pereira.
Em Itajaí, Cem anos de Município, de Laércio Cunha e Silva, é citado que em 1899, presidia a Sociedade o Sr. Gabriel Heil, e compunham a diretoria ainda, os Srs. João Rodrigues Pereira, Otto Moldenhauer, Emílio Palumbo, Júlio Galle e Pedro Bauer.
Na eleição de 06 de janeiro de 1899 foram eleitos: Presidente: Paulo Bauer, Vice: Julio Galle, Tesoureiro: Otto Moldenhauer, Secretário: Emílio Palumbo, Procurador: Ângelo Corrêa.
Em 1901 foi reeleito Presidente o Sr. Pedro Bauer, fazendo parte da diretoria ainda os Srs. Otto Moldenhauer (Tesoureiro), 2º Procurador o Sr. Ângelo Rodi, Vice- Presidente Julio Galle, 1º Secretário o Sr. Dorval Paulino de Campos, 2º Secretário João Bauer Júnior, 1º Procurador o Sr. Criste Fermino. O Sr. Dorval Campos assumiu ainda a Diretoria da banda de Música do Clube
A participação das pessoas em uma dessas agremiações era tornada pública através das listas das diretorias, dos participantes e dos vencedores dos torneios. a sociedade dos Atiradores de Itajahy promovia a escolha do Rei do Alvo e do Rei do Cervo, festas tipicamente alemãs, organizadas e freqüentadas principalmente por pessoas de origem alemã. Os Jornais comentavam as bonitas festas promovidas, na qual reinava sempre a maior alegria. Tipos de festas que faziam parte dos espaços de diversão compartilhados por uma parcela dos imigrantes de língua alemã, mas que não excluía a participação de brasileiros.
As principais atividades eram a prática do Tiro ao Alvo e Bolão, os Bailes programados pela Diretoria, e a festa do divino espírito santo.
Alguns nomes de vencedores e participantes de torneios de tiros: Guilherme Müller, Otto Moldenhauer, Ernesto Schneider, Germano Friese, Pedro Bauer, Julio Gern, Julio Willerding, Gabriel Heil, João Bauer Júnior, José Dittrich, Adriano Kormann, Victor Olinger, Criste Fermino, entre outros.
A sociedade dos Atiradores tem uma difícil reconstituição histórica. Em virtude do desaparecimento dos primeiros livros e documentos que guardavam a história de sua constituição e registravam os principais fatos sociais.Toda a documentação foi recolhida à Secretaria de segurança em Florianópolis, durante o período da segunda Guerra Mundial e outros documentos e objetos foram destruídos quando ocorreu a ocupação do prédio da Sociedade, por uma Companhia de batalhão do exército então aquartelado em Itajaí.
Atualmente e Sociedade continua, porém sob outra denominação: Clube de Caça e Tiro Vasconcelos Drumond. O antigo prédio foi substituído por outro de alvenaria. Assim, do velho Schuetezen Verein Itajahy restam apenas a tradição oral e as memórias deixadas por Juventino Linhares. Sua sede social está localizada na Rua Uruguai, próximo a Univali.
FONTE:
O QUE A MEMÓRIA GUARDOU, Juventino Linhares, Itajaí,1997, Editora da Univali, 329p;
PEQUENA HISTÓRIA DE ITAJAÍ, Edson D Ávila, Itajaí, Edição da prefeitura Municipal de Itajaí, 1982, 156p. il
ITAJAÍ DE ONTEM E DE HOJE, Afonso Luiz da Silva, Brusque, Gráfica do Município, 19, 65p, il.
FAMÍLIAS DE ITAJAÍ, MAIS DE CEM ANOS DE HISTÓRIA, Marlene Dalva da Silva Rothbarth, Lindinalva Deólla da Silva; Itajaí, 2001, Editora e Gráfica Odorizzi, 240 p. il;
ITAJAI, CEM ANOS DE MUNICIPIO, Laércio Cunha e Silva, itajaí:
SCHÜTZENVEREIN ITAJAHY, Pesquisa inédita, Carlos Henrique Müller;
Nenhum comentário:
Postar um comentário